DECOR

Cabeceira ou painel?

Conheça as vantagens de cada uma das opções e tenha mais tranquilidade na hora de escolher!

Recorrer à uma cabeceira ou a um painel na decoração do quarto é uma iniciativa que ajuda, não só a complementar o visual do ambiente, como pode também proporcionar mais conforto ao espaço. No entanto, as dúvidas com relação aos dois modelos são numerosas e bastante comuns.

Nesta matéria, você conhecerá melhor cada uma destas opções e poderá ter muito mais segurança sobre qual estilo adotar para o seu quarto. Acompanhe!

  1. 1. MODELOS DE CABECEIRA

Modelos em adesivo, estofado ou madeira. Há diversas no mercado, que se adequam perfeitamente a cada estilo de vida e de décor:

  • Cabeceira em adesivo: é indicada para quem gosta de mudar diversas vezes o visual do espaço, de maneira prática, rápida e sem gastar muito.
  • Cabeceira estofada: é ótima para quem deseja dar um toque clássico ao décor e, acima de tudo, busca conforto. Também é uma excelente escolha para aqueles que gostam de sentar na cama para ler um livro.
  • Cabeceira de madeira: versátil, ela pode agradar tanto aqueles que querem um ambiente rústico, como as pessoas que desejam uma composição mais aconchegante e clássica.
QuartosEtc_080_Ju Bortolotto

Cabeceira estofada


QuartosEtc_091_Cintia Aguiar

Cabeceira madeira e palha


QuartosEtc_025__Paula Gambier

Cabeceira madeira


2. MODELOS DE PAINEL
Assim como a cabeceira, o painel pode ser encontrado nas mais diferentes versões e proporções possíveis. Há painéis com altura até o teto, padrões menores e modelos com prateleiras estofadas ou produzidas em outros materiais.
QuartosEtc_031_Maurício Karam

Painel estofado


QuartosEtc_118_Babi Teixeira

Painel madeira e estofado


QuartosEtc_106_Thais Venturelli

Painel de madeira com duas cabeceiras


QuartosEtc_043_PZT

Painel estofado com criado suspenso


PROPORÇÕES DA CABECEIRA E DO PAINEL
No geral, as cabeceiras mais comuns ocupam a largura da cama e contam com altura entre 90 e 100 centímetros. Porém, existem modelos que passam dessa metragem.
Já os painéis estão disponíveis tanto em modelos bem compactos, ocupando menos que a largura da cama, quanto em versões que ultrapassam a largura dela e preenchem as laterais da parede de formas variadas. Eles podem ter criados-mudos acoplados (um para cada lado da cama) ou prateleiras com compartimentos para acomodar abajures e outros acessórios de iluminação.
COMO ESCOLHER ENTRE A CABECEIRA OU O PAINEL
Existem modelos para todos os gostos e bolsos. A opção pela cabeceira ou pelo painel é bastante pessoal, mas é importante levar em consideração o décor do espaço. Designers de interiores e arquitetos pontuam que os materiais utilizados na decoração podem se misturar, mas é preciso cuidado para garantir que eles “conversem visualmente” e sejam harmônicos.
MAIS DICAS PARA ESCOLHER A CABECEIRA OU O PAINEL

  • Cores claras são excelentes para espaços menores, especialmente, as tonalidades brancas e transparentes. Elas ajudam a dar a sensação de amplitude nos ambientes.
  • Opções estofadas reforçam o conforto do quarto e evitam o uso de almofadas e travesseiros encostados na parede para quando você quiser reclinar.

Modelos DIY (Do it Yourself) são alternativas para quem procura opções mais personalizadas, seguindo um estilo próprio, ou que gostam de utilizar materiais como: fotos, almofadas, quadros, etc.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS DO BLOG QUARTOS ETC.
COMO ESCOLHER UMA CAMA?
10 BLOGS DE DECORAÇÃO IMPERDÍVEIS
5 BENEFÍCIOS DE UM QUARTO BEM DECORADO
 

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *