DICAS

4 maneiras de evitar o estresse no trabalho

Mudanças simples no dia a dia de um profissional de arquitetura podem equilibrar a sua rotina. Vem ver só!

Você tem se deparado com muitas situações desgastantes em seu escritório de arquitetura? Pois saiba que o estresse no trabalho é mais comum do que se imagina. Segundo uma pesquisa realizada em 2015 pela International Stress Management Association no Brasil  (ISMA-BR), cerca de 70% dos brasileiros têm sintomas de estresse devido às funções que desempenham no dia a dia. Desse número total de “estressados”, 83% acabam tendo dores musculares, 37% têm distúrbios do sono, 88% sofrem de ansiedade, 58% abusam de medicamentos e 28% descontam na comida e apresentam excesso de peso.

Para que você possa lidar melhor com este problema, listamos aqui 4 maneiras de você evitar o estresse no trabalho e ter uma rotina mais tranquila. Veja a seguir!

  1. 1. Respire fundo e cuide de você

Em uma situação de alto estresse no trabalho, na qual você sente que vai “surtar”, procure um lugar mais calmo ou saia do ambiente. Então, respire fundo e inspire. Dê cinco minutos de tranquilidade a você mesmo. Ao deixar a “cena”, a ansiedade ou o nervosismo diminuem, e você conseguirá pensar com clareza sobre como resolver determinadas situações.
Cuidar da saúde mental e física também está entre as primeiras orientações para quem sofre com o estresse no trabalho. Por isso, alimentar-se de maneira balanceada, ter uma rotina de sono regrada e praticar atividades físicas devem estar no topo das suas prioridades.

  1. 2. Construa alianças dentro da equipe

Para evitar estresse no trabalho e reduzir os desgastes emocionais é fundamental construir alianças dentro da equipe. Em entrevista à Revista Exame, o médico Roberto Aylmer, líder de uma empresa especializada em recursos humanos e no desenvolvimento de pessoas, declara que fazer acordos com as figuras certas dentro do escritório faz com que você seja poupado de disputas e jogos de poder.

  1. 3. Veja os problemas de outra maneira

Ainda na mesma matéria, Aylmer explica que o estresse nasce da forma como enxergamos as adversidades. Ou seja, se ao nos depararmos com uma situação e de antemão dermos a ela o status de “problema insolucionável”, o estresse e a preocupação tomarão conta de nós. Por isso, procure mudar o seu posicionamento frente aos obstáculos e às irritações do cotidiano. Com inteligência emocional, você terá um dia a dia mais leve e conquistará muito mais equilíbrio nas relações interpessoais.

  1. 4. Converse com alguém de sua confiança

Conversar com alguém de sua confiança sobre as situações difíceis do trabalho pode te ajudar a ampliar as perspectivas sobre os problemas. Se o desgaste ou o nível de estresse estiver muito alto, avalie se não é o caso de procurar uma ajuda profissional, como o apoio de um coaching ou um acompanhamento psicológico.
 
VEJA OUTRAS MATÉRIAS NO BLOG DA QUARTOS ETC.
5 DICAS PARA UMA REFORMA SEM STRESS
9 DICAS DE MARKETING PARA ARQUITETOS
PENSANDO EM MANEIRAS DE DIVULGAR SEU ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.