VIVADECORA

Descubra como usar papel de parede nos quartos

Quartos são como pequenos mundos particulares. Nestes espaços, as pessoas não precisam esconder quem elas realmente são – pelo contrário, se sentem livres para expressar seus gostos e valores.
Por isso, trata-se de um ambiente que reflete a sua verdadeira essência. Sendo assim, deve receber uma decoração personalizada. E dentre os elementos que podem ser utilizados para isto estão os papéis de parede.
Julia-Herman-Fotografia-48

Imagem: Quartos Etc.

Dê mais personalidade aos seus quartos

A cama é o móvel mais importante da ambientação de qualquer quarto. E já neste ponto pode-se começar a personalização do ambiente. 
Uma ideia é utilizar um jogo de colchas, fronhas e capas de almofadas em cores e estampas, combinando tudo com o estilo de design proposto para o cômodo. Estes itens, inclusive, poderão servir de guia para a escolha de outros elementos funcionais e ornamentais da decoração.
Por exemplo, o mesmo tom de cores ou mesmo os desenhos de estampas adotados para o jogo de camas poderá ser replicado em outras peças têxteis. 
Entram nessa lista tapetes, mantas, revestimentos de poltronas e cortinas. Ou pode ser o inverso, um modelo de papel de parede que inspire a escolha de todos estes itens citados, incluindo as peças para cobrir o leito de dormir.
Outros elementos menores podem dar retoques na personalização de quartos. Devem ser citados, aqui, as luminárias, quadros e pôsteres, porta-retratos, pequenas estatuetas, livros, brinquedos, troféus, itens de maquiagem, e muito mais. 
Até mesmo os próprios modelos de móveis escolhidos para a ambientação destes cômodos também devem expressar as preferências do seu proprietário.

Papéis de parede são uma boa opção?

Móveis e acessórios são responsáveis por deixar os ambientes da casa mais agradáveis, ou seja, aptos a serem habitados. Contudo, é outros detalhes que fazem estes espaços, de fato, agradáveis. E a personalização de suas decorações é muito importante. Isto inclui a escolha dos revestimentos de parede e de piso, entre outros detalhes de arquitetura e design.
Falando especificamente das coberturas de parede, para cada setor da casa são indicados alguns modelos de revestimentos. 
Para áreas íntimas, como os quartos, os projetistas geralmente optam por manter as estruturas revestidas com massa ou placas isolantes. E estas podem ser cobertas com tintas, tecidos ou papéis – e há uma cartela enorme destes produtos à venda nas lojas.
No caso dos papéis de parede, eles podem oferecer muitas vantagens para as decorações de quartos. Um revestimento assim duraria por muitos anos em ambientes como estes – e em bom estado. 
Ele não absorve sujeira e ainda é fácil de ser limpo, não sendo um risco para quem possui doenças respiratórias – não conseguindo, jamais, dormir em áreas empoeiradas.

Que tipo de papel de parede escolher? 

Bem, já se sabe que existem muitos modelos de papel de parede disponíveis no mercado. O difícil mesmo é conseguir escolher um que se encaixe com a proposta decorativa estabelecida para a personalização do quarto. 
O certo é, primeiro, buscar entender bem o estilo escolhido para a sua decoração. Depois, descobrir um jeito de equilibrar todos os elementos escolhidos para a ambientação, sem sobrecarregar o visual.
Papéis em cores mais suaves e estampas delicadas combinam com todo o tipo de decoração de quarto e podem contribuir para um melhor descanso e relaxamento. Em tese, eles amenizariam os efeitos negativos da agitação do dia-a-dia sobre a mente das pessoas.  
Mas é claro que quartos mais coloridos também podem ser aconchegantes. E, afinal, com planejamento, sempre é possível se chegar a resultados surpreendentes!
papel-de-parede-quartos-01

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura/VivaDecora

Decorações de quartos de crianças e jovens ficam muito mais interessantes com papéis de parede coloridos. Para estes ambientes, podem-se utilizar as estampas geométricas. 
Os listrados, xadrezes e ilustrados com bichinhos e outros personagens infantis, também são sempre uma ótima pedida nestes casos. Já para quartos de casal, uma sugestão são os papéis floridos ou em arabescos.  
Em decorações de quartos em geral, podem-se usar papéis tradicionais e em TNT. Uma boa ideia é aplicar os rolos na parede atrás da cabeceira da cama. Eles também podem ser o pano de fundo de um painel de TV ou de um armário aberto – tipo closet. Instalar tal material no teto não é um caso comum, mas pode ser uma opção. 
Não existem regras para isto! Mas é sempre bom manter o bom senso e o bom gosto nesta hora!
Achou interessante a sugestão de usar papel de parede em decoração de quarto? Se ainda tem dúvidas, use os exemplos deste texto como fonte de inspiração e crie uma decoração incrível para seus quartos!
Estas dicas de uso de papel de parede em quartos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *