DICAS, VIVADECORA

Modelos incríveis e inspiradores de cabeceira para cama

Transforme a decoração de seu quarto com incríveis modelos de cabeceira para cama

Camas tradicionais apresentam uma estrutura composta de pés, laterais e cabeceira. Agora, a maior tendência atual em termos de conforto são as camas box. Este modelo de cama é bem vantajoso, pois aproveita melhor o espaço do quarto. 
O problema é que ele não vem com cabeceira – que deve ser feita ou comprada à parte. Eis a dúvida: existe um tipo de cabeceira para cada quarto? Se sim, qual modelo escolher?
Na verdade, quando se trata de cabeceiras para camas box as opções são quase ilimitadas. Se você está buscando dicas inspiradoras de como transformar o visual do seu quarto, então deve acompanhar este post.
Confira alguns modelos diferenciados de peças que podem valorizar a decoração de sua casa.

Os mais diferentes modelos de cabeceira para cama

Arquitetos e designers de interiores afirmam que a cabeceira é um elemento fundamental para a personalização do quarto – diz muito sobre o dono da cama. Por isto é que saber escolher o modelo ideal desta peça é tão importante em projetos de decoração. 
No fim das contas, tal elemento deve contribuir para deixar o ambiente mais confortável, convidativo e – por que não dizer – requintado.
Claro que existem várias outras funções para as cabeceiras que vão além da estética do quarto. Por exemplo, elas servem como proteção. Isto vale tanto para cabeça da pessoa do contato com a superfície fria da parede quanto da parede de possíveis sujeiras ou arranhões que possam surgir do seu contato com a cama. E dentre tantos modelos de cabeceiras é preciso identificar qual irá desempenhar bem esse papel!
frankfurt6
Há inúmeros modelos de cabeceiras para cama box à venda nas lojas e ainda sempre é possível encomendar uma sob medida ou fazer no estilo DIY – “do it yourself”. Mas, o design é o de menos – em termos, claro. 
Antes de fazer a escolha final, deve-se medir bem a cama e o ambiente para saber se o móvel irá se adequar mesmo ao local de sua instalação. Pode-se escolher uma peça curta, extensa ou que vá até o teto, tanto faz.
Depois de decidir o estilo e as dimensões que deverá ter a cabeceira da cama, é hora de determinar qual o seu material de fabricação, cor, textura, acabamento e mais. Trata-se de uma etapa muito divertida do projeto! Veja, na lista abaixo, algumas opções!

Cabeceiras de madeira

Um dos modelos mais requisitados de cabeceira para cama box são as produzidas com chapas de madeira. 
A madeira tem sido bastante utilizada nestes casos, pois possui baixo custo, porém alta resistência. Depois, tem-se a opção dos painéis em MDF e os em OSB, numa ampla variedade de formas e cores. E as em madeira de demolição, com visual bem rústico.
site-1_828x552_acf_cropped
Chapas longas ajudam a “alongar” o quarto. Já as altas aproveitam melhor seu pé-direito. As cabeceiras em madeira podem ganhar frisos, destacando a área da cama; luzes embutidas de LED ou arandelas parafusadas; criados-mudos; e até mesmo um revestimento em papel ou tecido. O charme fica por conta de sua personalização e adequação ao conjunto decorado do quarto!

Cabeceiras almofadadas

Cabeceiras estofadas ou almofadadas, como alguns chamam, costumam ser muito bonitas; ajudariam no conforto termo acústico do quarto, porém requerem mais manutenção. 
Podem ser compostas por formas geométricas em tecido e espuma presas a placas de madeira ou penduradas a um varão. Esta segunda opção é a financeiramente mais válida, pois custa menos e permite uma troca dos componentes ou limpeza fácil.
frankfurt3
Geralmente, as cabeceiras almofadadas comuns apresentam uma costura canelada. Agora, é possível encontrar outras versões ainda mais complexas, como as capitonê. Estas, de fato, são uma forte tendência na decoração de quartos contemporâneos. Elas possuem um visual delicado e elegante, que combina muito bem tanto com projetos clássicos quanto modernos, inclusive com pegada industrial.

Cabeceiras de ferro e rattan

Ferro e rattan são materiais completamente distintos; contudo, eles merecem estar em destaque nesta lista de opções para cabeceiras de camas. Ambos podem trazer um ar vintage para a decoração do quarto. 
No caso da segunda opção, que é produzida com fibras naturais, as alternativas de formatos e tamanhos podem ser ainda maiores, além das combinações com diversos cenários.
novaiorque

Cabeceiras criativas

Para quem quer sair de uma linha tradicional para outra mais arrojada, eis as cabeceiras mais criativas do mercado! Há aquelas feitas com ripas ou tábuas de madeira que se estendem para vários sentidos da parede principal do quarto. 
As formadas por quadros em tapeçaria colorida. Em pinturas geométricas feitas com ajuda de estêncil.  E as adesivadas – talvez em técnica “tape art”, com fitas adesivas, que está super na moda.
kentuckynew2
Voltando para as alternativas em madeira, restos de piso laminado instalado em casa podem ser reutilizados como cabeceira. Outra ideia é utilizar pallets velhos desmontados e customizados. 
Ou ainda biombos antigos, janelas e portas velhas – com aparência desgastada ou repaginada, dando a decoração do quarto uma aparência bem ‘cool’. E, por fim, molduras de quadros e espelhos em composições assimétricas.
O objetivo deste texto era apresentar formas diferentes para criação de cabeceira para cama box. Use sua criatividade para criar algo único, bem ao seu gosto, para personalizar o seu quarto a sua maneira! 
Essas dicas de modelos de cabeceira para cama box foram criadas pela equipe Viva Decora.
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA QUARTOS ETC.
QUARTO ESCURO: INSPIRAÇÕES PARA CRIAR O SEU
SAIBA COMO DEIXAR SEU QUARTO “CLEAN”
COMO TRANSFORMAR O CRIADO-MUDO ESPELHADO NO DESTAQUE DA DECORAÇÃO DE SEU QUARTO
INSTRUÇÕES PARA DEIXAR O QUARTO ORGANIZADO

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *