Conheça as vantagens de cada uma das opções e tenha mais tranquilidade na hora de escolher!
Recorrer à uma cabeceira ou a um painel na decoração do quarto é uma iniciativa que ajuda, não só a complementar o visual do ambiente, como pode também proporcionar mais conforto ao espaço. No entanto, as dúvidas com relação aos dois modelos são numerosas e bastante comuns.
Nesta matéria, você conhecerá melhor cada uma destas opções e poderá ter muito mais segurança sobre qual estilo adotar para o seu quarto. Acompanhe!
- 1. MODELOS DE CABECEIRA
Modelos em adesivo, estofado ou madeira. Há diversas no mercado, que se adequam perfeitamente a cada estilo de vida e de décor:
- Cabeceira em adesivo: é indicada para quem gosta de mudar diversas vezes o visual do espaço, de maneira prática, rápida e sem gastar muito.
- Cabeceira estofada: é ótima para quem deseja dar um toque clássico ao décor e, acima de tudo, busca conforto. Também é uma excelente escolha para aqueles que gostam de sentar na cama para ler um livro.
- Cabeceira de madeira: versátil, ela pode agradar tanto aqueles que querem um ambiente rústico, como as pessoas que desejam uma composição mais aconchegante e clássica.
[caption id="attachment_12037" align="alignnone" width="1200"]

Cabeceira estofada[/caption]
[caption id="attachment_12038" align="alignnone" width="1200"]

Cabeceira madeira e palha[/caption]
[caption id="attachment_12039" align="alignnone" width="1200"]

Cabeceira madeira[/caption]
2. MODELOS DE PAINEL
Assim como a cabeceira, o painel pode ser encontrado nas mais diferentes versões e proporções possíveis. Há painéis com altura até o teto, padrões menores e modelos com prateleiras estofadas ou produzidas em outros materiais.
[caption id="attachment_12040" align="alignnone" width="1200"]

Painel estofado[/caption]
[caption id="attachment_12041" align="alignnone" width="1200"]

Painel madeira e estofado[/caption]
[caption id="attachment_12043" align="alignnone" width="1200"]

Painel de madeira com duas cabeceiras[/caption]
[caption id="attachment_12044" align="alignnone" width="1200"]

Painel estofado com criado suspenso[/caption]
PROPORÇÕES DA CABECEIRA E DO PAINEL
No geral, as cabeceiras mais comuns ocupam a largura da cama e contam com altura entre 90 e 100 centímetros. Porém, existem modelos que passam dessa metragem.
Já os painéis estão disponíveis tanto em modelos bem compactos, ocupando menos que a largura da cama, quanto em versões que ultrapassam a largura dela e preenchem as laterais da parede de formas variadas. Eles podem ter
criados-mudos acoplados (um para cada lado da cama) ou prateleiras com compartimentos para acomodar abajures e outros acessórios de iluminação.
COMO ESCOLHER ENTRE A CABECEIRA OU O PAINEL
Existem modelos para todos os gostos e bolsos. A opção pela cabeceira ou pelo painel é bastante pessoal, mas é importante levar em consideração o décor do espaço. Designers de interiores e arquitetos pontuam que os materiais utilizados na decoração podem se misturar, mas é preciso cuidado para garantir que eles “conversem visualmente” e sejam harmônicos.
MAIS DICAS PARA ESCOLHER A CABECEIRA OU O PAINEL
- Cores claras são excelentes para espaços menores, especialmente, as tonalidades brancas e transparentes. Elas ajudam a dar a sensação de amplitude nos ambientes.
- Opções estofadas reforçam o conforto do quarto e evitam o uso de almofadas e travesseiros encostados na parede para quando você quiser reclinar.
Modelos DIY (
Do it Yourself) são alternativas para quem procura opções mais personalizadas, seguindo um estilo próprio, ou que gostam de utilizar materiais como:
fotos, almofadas, quadros, etc.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS DO BLOG QUARTOS ETC.
COMO ESCOLHER UMA CAMA?
10 BLOGS DE DECORAÇÃO IMPERDÍVEIS
5 BENEFÍCIOS DE UM QUARTO BEM DECORADO
Compartilhe nas mídias sociais