VIVADECORA

Como criar a iluminação perfeita para seu quarto

A iluminação de interiores é uma importante questão para a arquitetura e o design de residências. Ela tem a função de tornar os ambientes mais claros, o que permite uma melhor realização de diversas atividades no interior do imóvel. 

No caso das luzes provenientes de aparelhos elétricos, têm-se ainda a função ornamental em jogo. Ou seja, certa valorização da decoração de casa por meio de modelos de luminárias.

Neste texto, vamos nos concentrar em falar especificamente sobre a iluminação para decoração de quarto.

 

Qual o papel da iluminação nos projetos de decoração de quarto?

As luminárias são componentes estéticos que precisam fazer parte dos projetos de decoração de quarto. Pode-se dizer que se trata da forma mais criativa de complementar o visual destes ambientes, mas sem comprometer o seu espaço ou a sua funcionalidade.

 Pelo contrário, só vêm a contribuir, melhorando a visibilidade e aumentando a permanência das pessoas no local.

Luzes podem ser usadas para destacar recantos especiais do cômodo. Também para valorizar o desenho dos seus móveis e realçar a beleza de muitas outras peças da sua decoração. 

Através da iluminação é possível destacar o interior de nichos abertos, as bordas de uma cabeceira ou de prateleiras de uma estante, colocando como protagonistas os objetos expostos.

Imagem – Quartos Etc.

 

Agora, a iluminação pode mais do que embelezar os quartos, mas ajudar os seus usuários a encontrarem o que buscam dentro dos armários. 

Com a tecnologia atual, é possível iluminar o interior das gavetas de uma cômoda e também os vãos do guarda-roupas ou closet, revelando por completo o conteúdo no interior dos móveis. E com uma iluminação adequada, nem mesmo a integridade das roupas será prejudicada por isto.

 

Como iluminar artificialmente um quarto?

Há duas formas de iluminar um ambiente. A primeira é por meio da luz natural, através dos raios solares que invadem os interiores passando pelos vãos de janelas, portas, óculos, claraboias e mais. 

O outro jeito é através da luz artificial, distribuída nos ambientes por meio da rede elétrica e de seus aparelhos, incluindo as luminárias. Aliás, há vários tipos de luminárias; e muitos deles podemos usar dentro do quarto.

Um grupo de luminárias acesas pode provocar um efeito visual simplesmente encantador, deixando o ambiente mais moderno e acolhedor. Pontos de luz podem destacar a beleza dos móveis e seu conteúdo, dando mais charme à decoração proposta para o cômodo. 

E, nesta linha, deve ser considerada, em projeto de iluminação, luzes de bancada, de teto, talvez de parede, e uma iluminação especial para o guarda-roupas.

São exemplos de luminárias utilizadas em decoração de casa: 

  • para paredes = arandelas;
  • para pisos = refletores e colunas;
  • para tetos = lustres, pendentes, spots e trilhos.
Imagem – Quartos Etc.

Como iluminar um guarda-roupas?

Há duas formas de iluminar um guarda-roupas, pelo lado de fora e pelo lado de dentro do móvel. Vamos começar pela iluminação externa. Esta faz parte de toda a iluminação ambiente. Ela é mais fácil de ser instalada e também ajustada. 

Geralmente, é colocada num ponto do teto, bem perto das portas do armário, cerca de 30 a 50 cm – tendo, preferencialmente, pelo menos ponto frente a cada módulo de porta.

A segunda opção é uma iluminação pelo lado de dentro do móvel – o que não impede que, na proposta para o quarto, seja previsto uma iluminação pelo lado de fora também. 

Neste caso, já existem móveis prontos vendidos com esta solução. Mas um projeto de marcenaria feito sob medida, personalizado às necessidades do usuário – você – é bem melhor, direcionando a luz para onde pensa ser mais bonito e adequado.

Se o seu quarto já está completamente mobiliado, pode-se pedir uma opinião profissional para saber se é possível colocar uma iluminação embutida nos armários. Talvez seja preciso realizar alguns ajustes nas peças para adaptá-las ao que você deseja. 

E quem sabe também seja preciso chamar um eletricista, para avaliar, com segurança, a fiação elétrica da casa – todo o esquema pode ser ligado a um interruptor ou pode haver sensores.

 

Iluminação externa

Quarto ou closet geralmente apresentam uma iluminação, no geral, mais difusa, deixando a visão do cenário acolhedora e uniforme – com plafons, por exemplo. Mas é preciso trabalhar também com luzes pontuais a decoração destes cômodos. 

A iluminação com spots é totalmente direcionada. Efeito semelhante também pode ser obtido com um trilho de lâmpadas – melhor opção se o seu quarto não possui rebaixo de gesso e se, no futuro, mudar o modelo do guarda-roupas do quarto. 

Mas, todavia, é preciso cuidar como esta luz é rebatida em portas revestidas de espelho. Ou em como a cor das lâmpadas – melhor brancas – podem afetar a percepção de todo o ambiente e das roupas.

 

Iluminação interna

Já iluminar dentro do guarda-roupas é uma forte tendência em decoração de interiores. Nesta situação, as lâmpadas de LED é a opção certa. 

Elas podem até mudar de cor para criar efeitos visuais variados; mas, pensando em não danificar as roupas, é melhor que não emitam calor. Os spots são, outra vez, uma opção aceitável – sendo embutidos e voltados para baixo ou para cima nas prateleiras dos móveis.

Contudo, um efeito ainda mais bonito pode ser alcançado com as fitas de LED. Estas vêm em faixas de poucos metros, formadas de placas eletrônicas flexíveis e interligadas em conectores de baixa tensão. 

Podem ser facilmente encaixadas em vãos estreitos no interior dos guarda-roupas, contornando seu desenho e destacando cabideiros, prateleiras e mais partes suas.

Pronto, agora você não vai ficar mais no escuro na hora de escolher a iluminação para o seu quarto!

Essas dicas para decorar o quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *