DICAS

Dicas para ajudar no sono do bebê

É comum que nos primeiros meses os bebês durmam em excesso, levando de 12h à 19h por dia. A princípio, isso é explicado pelo fato de cada um ter o tempo próprio para a adaptação do ciclo biológico e a distinção do que é dia e noite. Esse período de soneca contribui para o desenvolvimento físico, mental e obtém um forte estímulo multissensorial, desse modo, vale a pena atentar-se às orientações para que seu bebê tenha uma noite de sono apropriada e tranquila.

Atenção, mamães e papais! Antes de citar as dicas que podem fazer diferença nessa fase do sono é importante destacar que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os bebês devem dormir de barriga para cima, sendo uma forma de reduzir 70% de incidentes graves. Interessante, né?! Além disso, toda referência que pode auxiliar na vida dos pequenos é bem-vinda. Portanto, acompanhe o que a Quartos Etc. preparou para te ajudar na acomodação do bebê na hora de dormir, com um ambiente aconchegante e confortável.

Quarto: O quarto é um espaço que de modo geral precisa representar um lugar de amparo, ser aconchegante e ter características que contribuam para a construção da identidade. Isso precisa ser pensado desde os meses iniciais, porque é a fase onde estão se adaptando ao ambiente.

O apropriado é um quarto com pouquíssima luminosidade, para que não interfira no relógio interno do bebê e, consequentemente, as cores também precisam ser escolhidas a dedo. Tons de lilás, verde, azul claro e banco, quando na dosagem certa, trazem paz, calmaria, segurança e aconchego.

Objetos: Acredite, mas os objetos podem fazer diferença na hora da soneca. Há quem utilize brinquedos e ursinhos de pelúcia para transmitir comodidade ao bebê na hora do sono, porém, é preciso atentar-se ao tipo de objeto usado, pois podem dificultar a respiração.

As boas opções e eficazes são os paninhos, travesseiros ou brinquedos de tecido, que podem trazer mais segurança ao dormir, pois substituem a presença protetora da mãe e/ou pai. Assim, os pequenos se sentem mais seguros.

Pijama: Na hora de dormir, a vestimenta deve ser levada em consideração. O pijama e a temperatura são fatores que precisam estar em sintonia, já que as roupas são escolhidas de acordo com a estação. Então, para facilitar, siga a seguinte ordem: 16° C a 18° C dê preferência ao macacão de manga longa; 18° C a 22° C opte por body de manga longa ou camiseta; 22° C a 26° C é propício o uso de body com manga curta.

Procure utilizar pijamas feitos com 100% algodão, soltos e confortáveis, que sejam livres de zíper e botões. Esses aspectos garantem um bom resultado para uma noite estável de sono.

Música: A musicalidade pode influenciar em diversas áreas, inclusive no desenvolvimento cognitivo. Sendo assim, é aconselhável utilizar canções para ajudar no estresse e no alívio de tensões, tornando-se favorável para o sono e relaxamento do bebê.

Não há exatamente uma música específica, é necessário descobrir qual corresponde da melhor maneira esse período de descanso. Porém, busque colocar músicas calmas e com o ritmo lento, é uma forma de tranquilizar e colaborar com a quietude do bebê.

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA QUARTOS ETC.
5 BRINCADEIRAS PARA A CRIANÇADA CURTIR NO QUARTO
CONHEÇA OS MELHORES BLOGS DE DECORAÇÃO
CLÁSSICO OU MODERNO? QUAL SEU ESTILO DE QUARTO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *