VIVADECORA

ESCOLHA A ILUMINAÇÃO PERFEITA PARA DEIXAR SEU QUARTO BONITO E ACONCHEGANTE

VIVADECORA

ESCOLHA A ILUMINAÇÃO PERFEITA PARA DEIXAR SEU QUARTO BONITO E ACONCHEGANTE

29.06.2020 – Autor: VivaDecora

Nosso quarto tem que ser um ambiente extremamente agradável. É por isto que devemos caprichar tanto na sua decoração. Isto inclui todos os elementos presentes no ambiente – entre móveis, ornamentos e até aparelhos de iluminação.
Por falar nisto, é preciso destacar o quanto é importante uma boa distribuição de luz também na decoração de quarto. E é este o tema que iremos discutir ao longo deste texto.

Como a iluminação influencia a decoração do quarto?

Antes de falar especificamente dos quartos, vamos falar dos ambientes residenciais de um modo geral. Pois bem, em sua decoração devemos contar com várias fontes de iluminação – só assim poderemos, de fato, utilizar bem esses espaços da casa.
Primeiro, obviamente, a iluminação natural, que adentra os ambientes pelas aberturas – portas e janelas. Mas isto funciona apenas para o período do dia.
Julia-Herman-Fotografia-9-9
Em segundo lugar temos a iluminação artificial. Esta é perfeita não só para o dia – como complemento à iluminação natural -, mas também para a noite.
E ela teria três funções: iluminação geral do ambiente, iluminação funcional – para permitir às atividades das pessoas -, e a iluminação decorativa. E todas estas devem fazer parte das decorações de interiores.
Agora, vamos voltar a falar dos quartos. Decoração de quarto precisa ser sempre confortável. E, em grande parte, este conforto é obtido por um sistema de iluminação correto, o que só pode ser obtido depois de muito planejamento.
Devemos pensar em todas as circunstâncias. Primeiro, quais as atividades que serão exercidas no ambiente. Pois é isto que determinará todo o projeto de iluminação.
Luz nada mais é do que ondas que são captadas pelos nossos olhos e transmitidas ao nosso cérebro. E as luzes emitidas por cada lâmpada – em intensidade, cor e temperatura diferente – modificam o modo como percebemos os ambientes.
Estas luzes também podem ajudar a ressaltar pontos importantes dos ambientes. São só algumas das influências da iluminação artificial nas decorações de quarto.

Dicas de iluminação para quartos

Sabemos que existem vários tipos diferentes de quartos – quarto de bebê, quarto de solteiro e quarto de casal. E para cada um destes ambientes pode ser proposto um sistema diferente de iluminação, com base nas idades dos ocupantes e das atividades que serão desempenhadas no cômodo. Mas, de um modo geral, podemos resumir como devem ser as iluminações artificiais de quartos.
Pois bem, decoração de quarto deve receber um sistema de iluminação misto, ou seja, com várias fontes de luz, luminárias e intensidade de lâmpadas. E o legal é que é possível brincar com estas opções para criar diferentes efeitos visuais.
Mas, neste caso, não pode faltar uma iluminação central. Porém, deve-se investir em um conjunto de luminárias auxiliares também.
Além do ponto de luz normalmente previsto pelas construtoras no centro do teto, você pode prever outros mais para o seu quarto. E isto até é mais fácil quando se planeja criar um rebaixo de forro – onde seria possível embutir vários aparelhos.
Seria interessante ter uma luminária também sobre o criado-mudo, uma no cantinho da leitura, sobre a escrivaninha ou penteadeira, e mais. Veja as opções no tópico a seguir.

Como escolher luminárias para seu quarto?

Fazendo uma pesquisa de mercado, você notará que existem vários modelos diferentes de luminária. Bem, é que eles servem a diferentes situações de projeto.
Existem aquelas peças que fornecem uma luz geral aos ambientes; e também aquelas que ajudam a enfatizar determinados cantos dos cômodos. Justamente, a composição do quarto deve ser mista, ou seja, tendo luz centralizada somada à localizada.
Instale primeiro uma luz centralizada, difusa ou indireta, bem no centro quarto. Neste caso, pode-se utilizar um plafon em acrílico leitoso; um lustre tipo candelabro, com lâmpadas voltadas para cima; ou um lustre pendente com revestimento de tecido.
Em volta, pode ser interessante um trabalho em sanca – com luzes indiretas – e vários spots – com luzes direcionadas para vários pontos do quarto.
Ao lado da cama você pode colocar abajures ou arandelas, com luzes projetadas para dois sentidos, provocando uma iluminação semidireta. Ao lado da poltrona de leitura, uma luminária coluna, com uma lâmpada à cerca de 1,30 m do chão.
Sobre a bancada de estudos, uma luminária articulada. Embutidas em alguns nichos ou prateleiras, floquinhos. E contornando a cabeceira e o rodapé do guarda-roupa, fitas de LED.
Julia-Herman-Fotografia-9-1
Não esqueça de avaliar o design destas luminárias, pois isto também é importante para a decoração do quarto. Certamente o aparelho que mais se destacará no cenário será o plafon ou lustre, seguido dos abajures ou arandelas.
Para quarto de casal, os lustres tradicionais – tipo candelabros – combinam muito bem, pois têm um visual romântico. Já para os quartos infantis existem os temáticos – como os em forma de estrela, bola, e mais.
E aí? Já escolheu qual iluminação usar em seu quarto? Inicie esse projeto agora mesmo!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *