Modelos e usos de papel de parede em decoração de quartos.
27/06/2019
Dicas de decoração: diversos modelos de papel de parede para seu quarto ficar sensacional.
Quem gostaria de dormir em um quarto todo branco, vazio, sem ornamentos, nada personalizado? A impressão de um ambiente assim não é nada boa - pode até provocar problemas de sono. Agora, quartos personalizados quase sempre transmitem sensações diferentes, muito boas, fazendo a pessoa se sentir mais confortável no local. Uma ideia inteligente é usar papel de parede nesse ambiente de sua casa.
Por que será que investimos tanto dinheiro com revestimentos de piso e de parede, luminárias, móveis, bibelôs e outras coisas para casa? Qual o objetivo disso?Bem, na verdade, uma construção crua, sem acabamentos e decoração, mesmo que tenha sido muito bem executada, ainda não terá condições de fornecer o conforto básico. As pessoas querem e necessitam de mais. E esse ‘mais’ tem tudo a ver com bem estar!Sentimo-nos melhor, mais bem protegidos e aquecidos em um ambiente completo. E as boas sensações aumentam consideravelmente quando temos a chance de personalizar os espaços privativos, e nisso inclui o quarto. É satisfatório poder expressar através dos objetos nossa identidade - e não há melhor ponto da casa para isso, sem dúvidas.
Uma forma muito simples de iniciar a personalização de um cômodo é através do tratamento de superfícies. Nas paredes, pode-se usar tinta. Porém, os papéis oferecem muito mais possibilidades visuais; fora que fazem uma camada protetora nas paredes, melhorando o isolamento dos interiores. Existem muitos modelos desse material - em cores, estampas e padrões diferentes. Escolher um, pode ser desafiador!Bem, o resultado final de um quarto personalizado com papel de parede é impressionante! Tal ambiente pode ficar muito mais estiloso, alegre e sofisticado com um revestimento assim. Certos cantos estratégicos da decoração ganham mais destaque ou mais profundidade. É um ótimo pano de fundo para peças especiais de design, como a cama. E ainda combinar com muitos outros elementos, como edredom.
Atualmente, podem-se encontrar muitos modelos diferentes de papel de parede a venda nas lojas. Alguns são bastante simples, mas só podem ser usados em áreas secas. Outros possuem mais resistência, inclusive à umidade. Tem papéis que apresentam uma textura especial, em alto relevo. Papéis com certo brilho, com desenhos que parecem até metalizados. E papéis que provocam ilusões em três dimensões.
Por exemplo, os que imitam texturas de outros materiais, como tijolos e cimento, ou que imitam materiais até menos comuns, como jornais e revistas. Mas existem outros muito cogitados para decoração de quartos, que jamais saem de moda. São exemplos os florais, listrados e em arabescos.
Podemos destacar mais dois modelos muito bonitos de papéis de parede adequados para a decoração de quartos. O primeiro é o em estilo vintage ou retrô, relembrando composições passadas, como as ambientações dos anos sessenta. Este, com certeza, é uma opção que está bastante em alta. Outra é a dos papéis com desenhos geométricos, excelentes para ambientes infantis.
Como já dito antes, há papéis de parede diferentes a venda nas lojas; papéis capazes de agradar a todos os gostos e estilos de pessoas. E é uma oportunidade formidável para um arquiteto ou designer poder trabalhar com um material como esse para a personalização de ambiente privativos de um clientes. Falando especificamente dos quartos, é possível aplicar papel em muitos pontos diferentes - infinitas combinações e efeitos visuais.
Geralmente, os projetistas de interiores optam por aplicar papel de parede atrás da cama nos quartos – em alguns casos, em substituição da cabeceira. Em outras situações, o material é aplicado a todas as paredes do cômodo – até o teto ou apenas até certo nível das superfícies, dividindo a altura do pé-direito. Também é possível usar o papel como o fundo de prateleiras de closets ou de nichos de bancadas de estudos. Na sua casa, você escolhe!