MOSTRA

Qual a história da penteadeira?

Saiba mais sobre o móvel que desde o Renascimento faz parte da decoração do quarto, e veja também como usar a peça na composição atual.

Entre os séculos XV e XVII, a Europa viveu o Renascimento, um importante movimento cultural marcado por mudança nos valores e nas tradições medievais.
Neste período, a sociedade passou a ver o homem como o centro do Universo. Assim, novos comportamentos surgiram ou se intensificaram, como, por exemplo, o hábito de se arrumar e de se preparar para o dia em frente a uma penteadeira.
Criada nesta época, especialmente para as mulheres, a penteadeira foi inspirada na mesa de barbear, mobília usada pelos homens deste tempo para fazer exatamente o que seu nome diz.
A mesa de barbear era composta por um espelho e gavetas para acomodar utensílios e, desta mesma forma, a penteadeira foi desenvolvida. Assim, as mulheres passaram a provar suas perucas e joias com mais conforto, além de se maquiar com facilidade.

Como a penteadeira é usada hoje?
A finalidade do móvel criado há cerca de seis séculos continua praticamente a mesma. Vários adeptos, não apenas as mulheres, investem na mobília para terem um apoio no momento de se arrumarem. Além disso, a peça complementa muito bem a decoração do quarto. Mas, atualmente, não é apenas no dormitório que ela é utilizada. Nos dias de hoje, a penteadeira pode perfeitamente aparecer na função de um belo aparador, em salas de estar e halls de entrada.

Estilos de penteadeira
Pelo mercado de casa e decoração, é possível encontrar muitos modelos de penteadeiras e, cada um deles se harmoniza bem com um tipo de décor. Por isso, separamos abaixo seis estilos de penteadeira para inspirar você. Acompanhe:

      1. Penteadeira clássica

Penteadeiras com espelho de moldura ornamental nas cores cobre e dourado dão um toque sofisticado e clássico aos espaços. Este estilo é indicado para quem ama composições elegantes e refinadas.

      1. Penteadeira floral

Penteadeiras com estampas florais, ou mesmo decoradas com flores, dão ar bucólico e delicado aos ambientes. Um modelo de penteadeira como este é a sugestão ideal para os admiradores de composições mais românticas.

      1. Penteadeira funcional

Um espelho, uma escrivaninha ou mesmo uma mesa com gavetas, e um banquinho. Esses três itens juntos, sem muitos detalhes e em uma linha mais elementar, são a base das penteadeiras funcionais, móveis simples (que podem ser de muito bom gosto), e que cumprem muito bem o seu objetivo.

    1. Penteadeira amadeirada

Penteadeiras amadeiradas dão um toque mais sóbrio aos espaços. Além disso, a madeira é um material que, na decoração do ambiente, aumenta as sensações de conforto e de comodidade.

      1. Penteadeira minimalista

De linhas retas e, normalmente, modelada na cor branca, as penteadeiras minimalistas oferecem estilo clean aos espaços. Nessa opção de penteadeira, quanto menos ornamentos e detalhes, melhor. Assim, cria-se um ambiente visualmente limpo e bastante funcional.

      1. Penteadeira vintage

Aquela penteadeira, muitas vezes, garimpada em um brechó ou herdada da avó, pode ser a peça chave de uma decoração repleta de memória e de significado. O móvel antigo, inclusive, pode ser facilmente repaginado com acessórios, como luminárias e quadros, que completam e dão um contraponto contemporâneo ao décor.
Gostou de nossa matéria sobre penteadeira? Deixe um comentário para nós, e continue lendo outros excelentes artigos sobre Arquitetura e Decoração em nosso blog!

VEJA TAMBÉM
COMO PENSAR O LAYOUT DE UM QUARTO PEQUENO?
ESTILO BOHO NA DECORAÇÃO DO QUARTO: 10 ELEMENTOS ESSENCIAIS
COMO ESCOLHER UMA CAMA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *