Dicas de decoração para quartos de bebês gêmeos
A chegada de um filho é um momento muito especial para os pais. Quando são dois então – gêmeos – é emoção em dose dupla. E estes sentimentos indescritíveis, de algum modo, podem ser refletidos na decoração de casa.
Os designers provam todos os dias que há inúmeras possibilidades de se fazer isto. Confira no texto a seguir quais são as tendências apontadas por esses profissionais para quarto de bebê.
Quarto de bebê: tradicional ou moderno?
Projetos tradicionais
Há lindas opções de decoração para quarto de bebê. Algumas são especialmente luxuosas – como se fossem pensadas para pequenos príncipes e princesas. Elas são muito finas; modernas, mas em estilo clássico; e seguem preferencialmente uma paleta em tons pastéis de rosa para meninas e azul para meninos. Já para gêmeos, usa-se uma paleta mais neutra – talvez em bege ou verde-água.
Em decorações de quarto de bebê assim, tradicionais, é comum o uso de um mobiliário em material nobre – como a madeira maciça.
Muitas peças serão na cor branca e vão ostentar um ar mais ornamental – como é o caso das peças provençais -, e seu acabamento será sempre impecável. E alguns itens terão detalhes diferenciados – como um trabalhado em pátina, uma parte feita em palha, ou um puxador em cristal.
Revista Viva Decora
Projetos modernos
Quartos de bebês elaborados sob uma visão mais tradicional costumam ser, portanto, bonitos e atemporais.
Contudo, para algumas pessoas, esta pode não ser a escolha ideal. As soluções modernas não seguem uma temática tão definida. Elas privilegiam a personalidade da família; e podem gerar ambientes com mais informação visual, bem estimulantes – o que é perfeito para o desenvolvimento das crianças.
Em projetos modernos de quarto de bebê a base nem sempre é o branco. Muitas vezes, os projetistas conseguem administrar vários estilos e tons de cores num mesmo espaço, criando composições muito mais alegres e sem conflitos estéticos.
Nestes casos, os móveis quase sempre seguem uma linha simples, em linhas retas; em contrapartida, podem ser mais lúdicos e funcionais. E é levada em conta a perspectiva da criança.
Quartos de bebês gêmeos para meninos, meninas e ambos.
Quando bebês gêmeos dividem o mesmo quarto, é preciso garantir que as duas crianças recebem os mesmos benefícios, o mesmo conforto. O espaço deve ser dividido irmãmente. A decoração do cômodo deve ser trabalhada para que os pequenos entendam que, apesar de compartilharem o cômodo, sempre terão a sua individualidade preservada.
Se o quarto de bebê for ser destinado para gêmeos do mesmo sexo, uma alternativa é decorar o cômodo inteiro seguindo a mesma proposta – inclusive de cores.
Já para quartos de gêmeos de sexos diferentes, uma ideia é usar uma “paleta unissex” ou mesclar cores. Mas é preciso destacar que, em ambos os casos, o melhor é delimitar o cantinho de cada criança.
A demarcação dos espaços de cada bebê pode ser feita pelas cores das superfícies de paredes e piso; também através do traçado dos móveis. E ainda podem-se eleger detalhes ornamentais para cada criança – por exemplo, pôsteres de personagens diferentes de super-heróis, variações de uma mesma estampa ou padronagem, e mais. O importante é sair do óbvio e não ter medo de ousar nas estratégias de design.
Móveis para quarto de bebês gêmeos
Em um quarto de bebê pode-se ter uma cômoda que seja também um trocador para fazer a higiene da criança.
Um guarda-roupa para as suas roupinhas. Uma boa poltrona para amamentação que seja bem confortável – com algum apoio para os pés e inclinação para as costas da mamãe. Talvez também uma bicama auxiliar. E alguns nichos coloridos para brinquedos.
Agora, o que não pode faltar em qualquer quarto de bebê é o berço. No caso de gêmeos a dificuldade de otimização do espaço do cômodo aumenta.
É preciso conhecer bem o tamanho do ambiente e de todos os móveis necessários para encontrar espaço não só para uma, mas duas camas. Enfim, a decoração precisará ser ainda mais funcional, mas sem deixar de oferecer conforto e praticidade.
Projeto Lodo Barana
Dois berços
Em quarto de bebês gêmeos tem-se berços em dose dupla. Neste caso, é preferível escolher duas peças mobiliárias iguais. Elas podem ser combinadas ou de traços minimalistas, tanto faz. E ainda existem os berços inspirados na tendência montessoriana, que são mais próximos do chão.
O mais importante é analisar mesmo a disposição que estas duas camas ficarão no layout do quarto. Podem-se colocar os berços lado a lado – deixando um corredor central livre de obstáculos para que, assim, os bebês possam ser bem assessorados. Outra maneira é posicioná-los na mesma parede lateral, em sequência, ou de modo a formar um desenho em ‘L’. Tudo vai depender da preferência dos pais.
E aí? Já decidiu como vai ser a decoração do quarto de seus bebês? Não deixe as coisas para a última hora, pense em tudo o que eles irão precisar e já comece a preparar tudo com calma e, principalmente, muito amor!
Essas dicas de como decorar o quarto de bebê foram criadas pela equipe Viva Decora.