VIVADECORA

Quarto de menina: ideias para uma decoração super charmosa

Dicas para criar um quarto de menina que é um verdadeiro sonho!

Nos primeiros meses ou anos da vida de um bebê, damos à decoração do quarto o nosso gosto pessoal. Mas, logo que a criança atinge uma idade mais avançada e começa a manifestar as suas preferências, vale a pena investir em uma composição mais de acordo com sua personalidade. 

Afinal, do que as meninas gostam? Como pode ser uma decoração de quarto de menina

Confira nossas dicas!

 

O que é feminino na decoração, afinal?

O visto como de homem ou de mulher, nos dias de hoje, é mesmo bastante relativo. Por exemplo, no passado, se tinha uma ideia fixa de que meninos só poderiam gostar de bola e meninas de boneca; que azul era cor só de menino e rosa só de menina. 

E este pensamento foi estendido às decorações de interiores, sobretudo de quartos infantis. Mas, com o tempo, as pessoas perceberam que este conceito estava completamente errado.

É claro que todas as pessoas, independente da sua preferência sexual, vão manifestar gostos e necessidades diferentes. E é fundamental que os designers e arquitetos captem isto, para não errarem em seus projetos. Contudo, sabemos que, de um modo geral, quando se trata de decoração de interiores, existem certas coisas que remetem melhor ao universo feminino do que outras, de um modo geral.

Pra começar a falar sobre isto, devemos voltar a questão do rosa. É claro que esta cor sempre será lembrada para projetos de ambientes femininos. Mas isso é por conta das reações que esta cor provoca ao cérebro humano, transmitindo uma mensagem de amor, ternura, delicadeza e mais. E estas são características atribuídas às mães. Contudo, é podem ser obtidas por outros matizes ou combinações de cores, como o lilás com bege.

Há outras coisas que também combinam com decoração feminina. Por exemplo, arranjos de flores ou artigos com estampas floridas. 

Peças fofas, como almofadas, mantas e tapetes bem felpudos. Luminárias com pingentes de cristal. Cortinas com muitas pregas. E móveis provençais ou com bordas curvas – que, teoricamente, remetem às curvas do corpo da mulher.

 

As principais características da decoração infantil

Antes de falar especificamente sobre os quartos de meninas, vamos comentar sobre como são as decorações de quartos infantis de um modo geral. Pois bem, espaços destinados às crianças devem apresentar características diferenciadas. 

Eles devem ser bonitos, confortáveis e funcionais, claro. Mas, contudo, também precisam ser muito seguros e educativos também.

O quarto de seus filhos não pode ser pensado do mesmo modo que o seu. Nesta fase da vida, as crianças não têm muitos pertences. Elas vão precisar é de espaço no quarto para brincarem e serem crianças, de fato. 

Sendo assim, a decoração deste cômodo deve ter muito espaço reservado para os seus brinquedos e materiais escolares. E também precisa apresentar outros elementos que estimulem a criatividade, imaginação e locomoção.

É muito pertinente pensar para o quarto de seu filho ou filha o uso de objetos com uma pegada mais lúdica, como caminha em estilo carrinho ou casinha. 

Estantes e baús com objetos ao alcance das mãos da criança – como sugere alguns pedagogos e médicos. E também outros móveis multifuncionais, que possam acompanhar o seu crescimento – como é o caso dos berços que viram caminha e depois escrivaninha.

 

Ideias de decoração de quarto de menina

Meninas são, desde cedo na vida, muito expressivas. Também são muito sonhadoras, por isso devem se identificar com contos envolvendo princesas, unicórnios, fadas e mais. 

Devem querer ter bem revelada na decoração do seu quarto as suas maiores preferências. Por exemplo, imagens das mulheres que elas admiram, como suas mães ou bailarinas. Tudo isto e muito mais pode ser facilmente retratado em decoração.

Claro que quarto de menina pode apresentar muitos elementos em tonalidades de rosa, sim – a não ser que a pessoa goste mais de outra cor. 

Imagem: Quartos Etc.

Este ambiente pode ser ornado com muitos elementos delicados, com colchas com babados e laços. Bonecas – o brinquedo preferido da maioria de meninas – podem estar em destaque no ambiente, assim como maquiagens.

É legal acrescentar em projetos de decoração de quarto de menina uma penteadeira acompanhada de cadeira  estampada. Também cabeceira almofada estilo capitone. Nichos abertos com luzes embutidas. Caixas de brinquedos coloridas. E talvez um pequeno “cantinho para receber as amigas” – com direito a poltronas, mesinha e luminária. 

Imagem: Quartos Etc.

Que ainda mais ideias? Inspire-se nas imagens e use sua criatividade, com certeza vai pensar em algo incrível para o quarto de sua menina!

Essas dicas para a decoração de quarto de menina foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *