Com algumas medidas simples, é fácil afastar os causadores de alergias do lar. Vem ver na matéria!
Espirrar ao chegar em casa, acordar com o nariz entupido e passar horas respirando mal por conta de uma poeira mínima que entra no ambiente. Essas são algumas situações frequentes na vida de quem é alérgico.
Para amenizá-las, os profissionais de saúde recomendam a limpeza frequente do lar, o uso de capas anti ácaros em colchões e travesseiros, o armazenamento de livros em estantes com portas, entre outras medidas.
Confira no artigo os 10 cuidados fundamentais dentro da casa do alérgico e programe-se para colocá-los em prática!
- 1. Use o aspirador de pó
O aspirador de pó é o aparelho indicado para tirar a poeira da casa do alérgico. A vassoura não é recomendada, pois, quando utilizada, ela levanta e espalha o pó pelo ar. Além do uso do aspirador, também é aconselhável passar um pano umedecido com água no piso.
- 2. Higienize com sabão neutro e água
A casa do alérgico deve ser higienizada apenas com sabão neutro e água. Produtos de limpeza, em geral, têm cheiro muito forte, podendo provocar crises de alergia.
- 3. Escolha o piso adequado
Pisos frios de cerâmica ou porcelanato são os mais adequados para a casa do alérgico, pois permitem a limpeza apenas com um pano úmido. Quem vive em casa com piso de madeira e precisa higieniza-lo com produtos específicos, deve evitar estar presente no momento em que os produtos forem aplicados.
- 4. Lave e dê um “banho de sol” nas roupas
Roupas que estão no fundo do armário e das gavetas devem ser lavadas e colocadas para tomar um “banho de sol” antes de serem usadas. Segundo alergistas, estes locais são propícios a multiplicação de ácaros, pois normalmente são espaços com baixa luminosidade, altas temperaturas e umidade.
- 5. Evite cortinas de tecidos
Cortinas de tecidos não são indicadas para a casa do alérgico, pois acumulam poeira com mais facilidade. A recomendação dos especialistas é apostar nas persianas verticais e impermeáveis. Quem optar pela cortina de tecido, mesmo sabendo do risco, pode contratar uma empresa especializada na impermeabilização de cortinas, a fim de evitar o acúmulo de pó.
- 6. Utilize capas anti ácaros em colchões e travesseiros
Os colchões concentram mais de dois milhões de ácaros vivos. Por isso, uma boa recomendação para a casa do alérgico, conforme foi dito anteriormente, é recorrer as capas anti ácaros para camas e travesseiros. Elas podem ajudar a prevenir crises alérgicas e respiratórias, pois são fabricadas a partir de tecido de algodão e membrana de PVC, materiais que bloqueiam a passagem de ácaros.
- 7. Guarde os livros em móveis fechados
Livros acumulam poeira facilmente. Assim, na casa do alérgico, é indicado que eles sejam guardados em prateleiras com portas ou dentro de caixas com tampa. Deixá-los à mostra, sem uma proteção, pode contribuir para uma crise de espirros no alérgico.
- 8. Conserve o ar-condicionado sempre limpo
O ar-condicionado é um aparelho que merece muita atenção na casa do alérgico. Para evitar a proliferação de poeira, é imprescindível higienizá-lo pelo menos uma vez por semana. Se o aparelho estiver sempre limpo, não causará problemas ao alérgico.
- 9. Garanta a limpeza do sofá
Limpar o sofá e deixá-lo perto da janela para um “banho de sol” são dicas básicas para o estofado da casa do alérgico. O revestimento de sofá mais aconselhável para quem tem alergia é o couro sintético, pois ele não acumula pó e pode ser higienizado com facilidade.
- Mantenha o lar arejado
Manter o lar arejado, para que a umidade não prolifere fungos e mofo em nenhum ambiente, é mais uma recomendação básica para cuidar da casa do alérgico.
VEJA TAMBÉM
FAZ MAL DORMIR COM CACHORRO?
DICAS DE FENG SHUI PARA MONTAR O SEU QUARTO
COMO AS CORES INFLUENCIAM NA QUALIDADE DO SONO