DICAS

Como o colchão e o travesseiro podem influenciar a qualidade do sono?

Recarregar as energias com uma boa noite de sono é essencial para garantir uma vida saudável e um dia a dia produtivo; Saiba como melhorar a qualidade do seu sono com a escolha do colchão certo e do travesseiro adequado.

Já falamos por aqui sobre a importância do sono no dia a dia. Segundo estimativas, passamos cerca de ⅓ das nossas vidas dormindo. O reflexo das horas dormidas e destinadas ao descanso diário podem ser sentidas na rotina. Acordar sem sentir cansaço, ter disposição para o trabalho e as demais atividades rotineiras, além de contar com uma saúde sempre em dia, são os principais pontos.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, cada faixa etária tem uma quantidade aconselhável de horas dedicadas ao sono. Crianças entre um e cinco anos precisam de 10 a 14 horas de sono, enquanto os mais velhos, de idades entre seis e treze devem descansar entre 9 e 11 horas. Já os adolescentes de 14 a 17 anos precisam ter noites de sono entre 8 e 9 horas para manter uma vida saudável.
Diante dessa realidade, garantir o colchão certo para o próprio corpo e o travesseiro adequado para as longas horas de sono são duas medidas fundamentais. Dormir sobre um colchão com características não recomendadas para o próprio corpo pode ocasionar dores, falta de disposição e problemas na coluna. Assim como usar o travesseiro errado.
Veja algumas dicas para acertar na escolha do colchão:
Há muitos modelos de colchões no mercado, mas os dois mais usuais são o colchão de molas e o colchão de espumas.
Para cada peso e altura existe um colchão de molas com densidade recomendável. Quem tem 60 kg e 1,58 de altura, por exemplo, deve dormir sobre um colchão com densidade entre D23 e D26. Lojas de colchões contam com uma tabela para mostrar a relação entre peso, altura e densidade recomendável. Consulte-a na hora de escolher o seu. Para casais, considere o peso e altura do maior da relação.

  • O colchão de molas tem a vantagem de proporcionar estabilidade para o corpo e gerar conforto para quem o utiliza. Cada modelo com uma quantidade específica de molas é recomendado para cada peso.
  • O colchão de látex é indicado para quem tem alergias, pois age no tratamento contra fungos, ácaros e bactérias.

colchão

Como escolher o travesseiro ideal:

  • A posição que você costuma dormir define a escolha do travesseiro ideal. O travesseiro firme, de suporte médio ou alto, é indicado para quem dorme de lado. Já os modelos de travesseiros macios são aconselháveis para quem dorme de costas
  • O travesseiro de corpo é indicado para o apoio dos joelhos e, consequentemente, relaxamento da musculatura lombar. Porém, o travesseiro de corpo pode ser substituído por um travesseiro de modelo tradicional.
  • Especialistas recomendam trocar os travesseiros a cada dois anos.
  • O travesseiro de espuma viscoelástica, também chamado de espuma da nasa, é indicado para uso em diferentes posições, pois se adapta perfeitamente a necessidade de cada um por contar com uma espuma que se molda facilmente.
  • O travesseiro com penas de ganso ou plumas tem como principal característica o conforto que oferece, porém, ele não acomoda bem a coluna, podendo causar dores ao afundar com peso da cabeça. Este modelo é indicado para quem dorme de lado.
  • O travesseiro de fibra e microfibra é indicado para pessoas alérgicas.
  • A posição da cabeça na cama deve estar alinhada à do corpo, isso significa que nunca se deve alinhá-la para cima ou para baixo.

CAROLINA-HIRT_02
Gostou da matéria? Continue acessando o nosso blog! Ele está repleto de artigos sobre sono e bem-estar: https://www.quartosetc.com.br/blog/
 

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *