ETC

5 ações para o gerenciamento de tempo em projetos

Dicas para administrar melhor o tempo e não perder os prazos de entrega dos projetos

Administrar o tempo e garantir a execução dos projetos nos prazos estipulados é um grande desafio para a maioria dos profissionais de Arquitetura e Design de Interiores. Conheça neste artigo 5 ações simples e eficazes para o gerenciamento de tempo em projetos. Confira!

  1. 1. Fuja das distrações

Ver as últimas notícias na internet, conversar com colegas de escritório, acessar aplicativos no celular, planejar o que vai fazer no final de semana, tudo isso pode ser muito bom. No entanto, essas distrações são grandes vilãs no ambiente de trabalho, principalmente quando se está engajado na entrega de um projeto. Concentração, foco e disciplina são atitudes essenciais para fugir delas. Ninguém consegue se manter focado toda a carga horária diária de trabalho — como revelado nesse estudo da VoucherCloud empresa do Reino Unido. Mas é bom aprender a escapar das distrações e cumprir todas as responsabilidades.

  1. 2. Faça um planejamento das atividades que precisa executar

Além de evitar as distrações, um outro passo importante para o gerenciamento de tempo em projetos é fazer um planejamento das atividades que você precisa executar. Assim, trace cada etapa do projeto, defina o que deve ser feito e em quanto tempo isso precisa acontecer. Mantenha-se focado para cumprir esse prazo e sempre tenha em mente que o próximo estágio do projeto dependerá do que você está fazendo agora. Por isso, certifique-se de dar o seu melhor em cada fase.

  1. 3. Termine uma tarefa para então começar outra

Por mais que você queira adiantar as coisas e avançar no projeto, não faça várias atividades ao mesmo tempo. Para garantir máxima eficiência no gerenciamento de tempo em projetos, cada etapa precisa de atenção plena. É mais assertivo e produtivo se concentrar em terminar uma tarefa para só então iniciar outra.

  1. 4. Crie cronogramas

Criar cronogramas com prazos e previsões de entrega é uma excelente maneira para você controlar as tarefas que precisa realizar, contribuindo para o bom gerenciamento de tempo em projetos. Deixe esse calendário de atividades sempre acessível para consultas. Se em um determinado dia algo não foi feito, é possível se programar para “correr atrás do tempo perdido” e cumprir mais essa tarefa — além das que estavam previstas — no dia seguinte.

  1. 5. Planeje sua semana

Toda semana reserve um período para fazer um levantamento do que precisa ser feito na semana seguinte. Neste planejamento, programe a data e o tempo que será gasto para a execução de cada tarefa. Você verá como isto facilitará o seu dia a dia, principalmente diante dos imprevistos tão recorrentes na rotina dos profissionais de Arquitetura e Design de Interiores. Sair do trabalho para descansar no final de semana e recomeçar as atividades na segunda-feira, sabendo o que virá pela frente, é uma maneira de garantir o ótimo fluxo de tarefas e de melhorar o gerenciamento de tempo em projetos.
Gostou deste artigo sobre gerenciamento de tempo em projetos? Então, continue navegando no BLOG DA QUARTOS ETC.:
 5 DICAS PARA UMA REFORMA SEM STRESS
9 DICAS DE MARKETING PARA ARQUITETOS
PENSANDO EM MANEIRAS DE DIVULGAR SEU ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *