DICAS

Estou grávida! Não consigo dormir, o que devo fazer? Guia do sono para grávidas

Durante a gestação parece que o sono aumenta, o cansaço e a indisposição tomam conta do corpo e da mente das gravidinhas, fazendo com que as noites de sono sejam afetadas. São 9 meses de um pêndulo hormonal, no qual eles aumentam, estabilizam e se elevam novamente, fazendo com que as mamães tenham que se adaptar a cada trimestre para que não sejam afetadas por completo, prejudicando tanto a saúde dela, quanto a do bebê. 

E pensando justamente em você, futura mamãe, que hoje vamos falar sobre um assunto super importante para o seu bem-estar e conforto durante as fases da gravidez, o sono. Baseado no “Guia do sono para grávidas” desenvolvido pela Quartos Etc, junto com a médica ginecologista e obstetra Dra. Jacqueline Leme Lunardelli (CRM: 67732), separamos algumas dicas que poderão te ajudar a ter bons momentos de descanso durante os 9 meses.

No período da gravidez o corpo da mulher passa por várias transformações, principalmente hormonais. Se você estiver no 1º Trimestre, vai notar que o sono e cansaço aumentaram, isso se dá, devido a produção de 500% a mais de progesterona (hormônio responsável pelo aumento do sono) e a elevação da frequência sanguínea, que faz com que o coração trabalhe mais para bombear sangue tanto para a mãe, quanto para o baby. 

Para você que está no comecinho e precisa manter a disposição e repor as energias, busque dormir no mínimo 8 horas de sono por dia e cochilar pelo menos 20 minutinhos após cada refeição. E para evitar estresses evite barulhos e ambientes claros, traga para sua gravidez a maior tranquilidade possível. 

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Agora, se estiver no 2º Trimestre, com a placenta formada e já passou pelo momento de elevação do nível hormonal, você vai notar que está mais disposta e com os hormônios estabilizados, aproveite para curtir bastante a sua gestação.

Faça caminhadas, exercícios físicos como bicicleta ergométrica, hidroginástica, alongamento, ioga, práticas que irão auxiliar o condicionamento cardiorrespiratório, reduzir a sensação de cansaço, controlar o ganho de peso e melhorar o humor e disposição por conta da liberação de endorfina.

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Já no último trimestre, a progesterona no sistema nervoso central, o crescimento do útero e a compressão da bexiga, devido ao tamanho do útero, voltam a interromper as noites de sono. É nessa fase que muitas vezes as mamães têm algo em comum: irritações, vontade insaciável de ir ao banheiro e dificuldades para encontrar a posição ideal para dormir.

Mas calma, se está no 3º Trimestre e se identificou com as características acima, essa dica é especialmente para você, que nesse período necessita de muito conforto e aconchego. Use almofadas ou travesseiros para apoiar a barriga ou as costas e para reduzir o inchaço excessivo nas pernas, opte por meias de compressão. Caso esteja sentindo dores nas costas, sintomas que atrapalham o seu descanso, utilize bolsa de água quente, você vai ver que é uma ótima solução para aliviar estes desconfortos.

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Durante todos os períodos, além da boa noite de sono, dos cochilos e momentos de descanso, procure cuidar da alimentação,  através de uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, assim você irá cuidar da sua qualidade de vida e a do seu baby e da sua disposição.

E lembre-se, aproveite para descansar bem na gravidez, porque logo chega uma fofurinha para você dedicar todo o seu tempo. Brincadeiras a parte, busque descansar, pois uma boa noite de sono só tende a te trazer benefícios.

Acesse nosso “Guia do sono para Grávidas” completo e confira mais dicas incríveis da médica ginecologista e obstetra Dra. Jacqueline Leme Lunardelli (CRM: 67732), junto com a Quartos Etc.

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