Saiba como montar um quarto montessoriano e deixá-lo lindo!
Montar o quarto de um filho pode ser uma tarefa muito divertida e gratificante para os pais. Algumas pessoas desconhecem os benefícios do Método Montessori aplicado à decoração de interiores.
Isto os poderia guiar melhor desde o momento de comprar os móveis da criança até a fase de educá-la. Se você ficou interessado nesta ideia, continue lendo o texto para saber mais.
Projeto Helena Koki
Em que consiste o Método Montessori e como isto se aplica à decoração de interiores?
“O desenvolvimento acontece através da interação com o mundo em que a criança vive.” – designer de interiores Taciana Leme, em reportagem de Tua Casa.
Este pensamento, em termos, resume o porquê de se aplicar o Método Montessori em decorações infantis. Digamos assim, nos primeiros anos de vida a criança usará a liberdade que tiver para explorar todos os limites de seu quarto – o seu universo particular.
É neste cômodo que ela formará suas primeiras impressões do mundo. E o cenário ajudará a aguçar a sua curiosidade, e esta vontade de aprender as coisas só vai aumentar.
O Método Montessori é, na verdade, resultado dos estudos da médica Maria Montessori, divulgados por volta do ano de 1907.
Esta profissional defendia um projeto educativo que envolvesse o trato espacial e que permitisse que as crianças desenvolvessem melhor a sua individualidade. Que elas fossem estimuladas desde cedo em vários aspectos, como o cognitivo, e que, assim, crescessem com qualidade.
Projeto Lídia Basile e Karina Barakat
Quais são as principais características de uma decoração montada com base nos critérios do Método Montessori?
Para os decoradores o Método Montessori ensinou muito. A partir destas análises é que vários novos conceitos de arquitetura e design foram elaborados. Surgiram propostas mais lúdicas, coloridas e fofas para quartos infantis.
Muitos ambientes passaram a ser pensados especialmente voltados à ativar a parte cerebral das crianças, à estimular sua autonomia e também para diverti-las, claro.
“(…) proporcionar o desenvolvimento do esquema corporal, principalmente na descoberta dos órgãos dos sentidos localizados no rosto, permitindo exercícios fisionômicos interessantes e muita criatividade.” – Fabiana Aparecida da Silva Lacerda, em reportagem de Revista Zap Imóveis.
Projeto Zuleica Tartaro
Quartos montessorianos respeitam totalmente as necessidades das crianças. Eles permitem que elas desenvolvam seus movimentos sem medo, tome suas decisões sozinhas, acessem seus materiais e brinquedos mais facilmente, e se auto eduquem.
São espaços extremamente interessantes, adequadamente ornados e muito bem organizados. Impressionantes.
Projeto Marta Calasans
Como compor uma decoração de quarto montessoriano levando em conta todos móveis?
Quartos montessorianos costumam serem simples e minimalistas. E eles também possuem uma cama – como não poderia deixar de ser. Só que não uma cama convencional, mas uma cama montessoriana.
Como seria isto? Seria um móvel construído rente ao chão, com um estrado baixinho e um futon no lugar do velho colchão tradicional. Ou seja, não há limitadores de movimento.
Projeto Sabrina Tironi
É comum ver colocado sobre a cama montessoriana muitas almofada; já ao seu redor algum tapete interativo, próprio para amortecer quedas e provocar estímulos visuais. Assim como este móvel, muitos outros são baixos.
A ideia é adaptar ao máximo o cenário para o ponto de vista da criança. Por exemplo, nichos e estantes ao nível dos seus olhos e com muitos livros e bichinhos coloridos, para chamar a atenção dos pequenos.
Projeto Débora Marquardt
Outras brincadeiras podem acontecer em pequenas mesinhas próprias para pinturas. Ou então frente a um espelho de acrílico com barra de apoio – muito boa para a criança ir se exercitando e ativando seus reflexos.
Cair, levantar e andar. Conviver com a família e aprender a amar. É isto que se espera que a criança faça. Nada de aventuras perigosas, nada de solidão, nada de angústias e medos. Só aprendizado.
Projeto Tikkanen arquitetura
Então, com o tempo, de acordo em que a criança for se desenvolvendo e crescendo, todos estes itens deverão ser substituídos. Logo outros vão sendo colocados no lugar – como sapateiras, criados, mesa de computador, armários grandes e prateleiras ao alto.
E mesmo esta transformação decorativa poderá ser previamente planejada pelos pais, optando sempre pela aquisição de peças multifuncionais.
Projeto Erica Salgueiro
Então, o que achou da proposta montessoriana para quartos infantis? Se você gostou e ainda tem dúvidas de como fazer algo assim, então use as imagens deste texto como fonte de inspiração. Monte um lindo ambiente – seguro, educativo e cheio de amor – para o seu filho.
Essas dicas de decoração infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA QUARTOS ETC.
ITENS QUE AJUDAM AMPLIAR O QUARTO
DICAS PARA CRIAR SEU HOME OFFICE
CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE O VINTAGE E O RETRÔ
SAIBA COMO CRIAR UM ESPAÇO LÚDICO EM QUARTO INFANTIL