BABY | KIDS

Como garantir a segurança do bebê no quarto?

5 práticas e cuidados para reforçar a segurança do bebê na sua casa.

Sabia que os bebês precisam dormir mais de 15 horas por dia e ainda necessitam de um bom número de cochilos ao longo dele? A alta frequência de sonecas das crianças mostra como o quarto do bebê é importante, pois é neste espaço que os baixinhos passam a maior parte do tempo. Pensando na relevância do ambiente para a vida da criança e o quanto ele está presente no dia a dia de mamães e papais, reunimos a seguir cinco dicas para melhorar a segurança no quarto do bebê. Veja abaixo!

1- Móveis e produtos para a segurança do bebê
Para reforçar a segurança do bebê no quarto, os móveis com quinas quadradas devem ser evitados. As quinas redondas são as mais recomendadas para a proteção do bebê, pois impedem que ele se machuque nos cantinhos das mobílias.
O berço é o mais importante item de segurança para o bebê, além de ajudar a criança a dormir a noite inteira . Por isso, comprar uma grade para o móvel ou investir em um berço com grades fixas é essencial.
Outro elemento importante do berço é o colchão, que deve ter uma medida precisa, se encaixando perfeitamente no móvel, sem deixar espaços.

Quarto de bebê, mostra Quartos Etc. Vitória 2017


2 – Brinquedos, móbiles e objetos distantes
Deixar brinquedos nas extremidades do berço não é recomendável, pois a criança pode se sufocar ou se machucar.
Móbiles devem ser bem fixados para garantir a segurança do bebê. Conforme a criança for crescendo, o ideal é retirar o móbile do berço, pois ela pode acabar puxando o objeto.
Também é aconselhável ir regulando a altura do berço de acordo com o crescimento do pequeno. Quanto mais distante do topo da grade o colchão for acomodado, melhor para a segurança do bebê.
3 – Grades nas janelas e portas
Instalar grades nas janelas e portas também é uma indicação para reforçar a segurança do bebê no quarto.
É recomendado colocar móveis, especialmente o berço, distantes da janela. Assim, insetos que podem entrar no ambiente não irão parar direto na criança e, também, o bebê não correrá o risco de cair da janela.
4 – Pisos, tapetes e cortinas no quarto do bebê
Pisos mais fáceis de limpar e que não acumulam facilmente poeira, como os pisos de vinil, cerâmica ou madeira, são indicados para o quarto do bebê.
No chão, um jeito de reforçar a segurança do bebê é prender os tapetes com uma fita dupla face. Dessa maneira, o tapete não ficará com dobras, diminuindo o risco de escorregões e quedas.
Cortinas ou persianas com fios não são recomendadas, pois os bebês podem se asfixiar ou se enrolar com essas cordinhas.
 5 – Itens de higiene devem estar sempre distantes
Outra medida que garante a segurança do bebê é afastar dele todos os itens e produtos de higiene. Pomadas, sabonetes e lenços umedecidos devem ficar sempre em embalagens bem fechadas e em um local distante da criança. Como os pequenos colocam praticamente tudo na boca, é melhor se certificar de que eles não tenham chances de ingerir esses produtos.
Quem tem criança em casa precisa ter cuidados redobrados para garantir a proteção dos pequenos, especialmente quando são bebês. Alguns adultos podem cometer o equívoco de achar que, por tratar-se de um bebê, a criança não irá se mexer a ponto de rolar da cama e se deparar com a carinha no chão. Mas, na lista dos acidentes mais comuns na primeira fase da infância, a queda é o incidente que lidera o ranking do perigo. Nessa matéria do site bebê.com você encontra mais orientações de como se manter atento em diversas situações e preparar melhor sua casa para reforçar a segurança do bebê.
Continue acessando o nosso blog, www.quartosetc.com.br/blog e lendo outras matérias sobre quartos infantis!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *