DICAS

Como ser mais eficiente na gestão de projetos de arquitetura?

6 dicas para o profissional de arquitetura ocupar o papel de gestor de projetos

Desenvolver um projeto de arquitetura – seja ele voltado para a criação de um cômodo tão importante como o quarto ou de qualquer outra área do lar – cuidando de sua plena execução e garantindo a sua mais perfeita finalização: isso é o que se chama de gestão de projetos.

No caso de trabalhos arquiteturais, é fundamental que a gestão de projetos seja altamente organizada, planejada e detalhada. Para você que é profissional do mercado de arquitetura e design de interiores e precisa de ideias práticas de como melhorar a gestão dos seus projetos, elaboramos abaixo uma lista com 6 poderosas dicas para o gerenciamento de projetos. Confira!

1 – Organize e otimize o tempo
Para lidar com a gestão de projetos de arquitetura e design de interiores, uma dica inicial é manter a organização. Saber onde encontrar todas as informações do projeto e os materiais para trabalhar são medidas básicas.
Criar um processo que otimize o tempo gasto nesse primeiro momento é um caminho. Por exemplo, você tem algumas informações básicas que sempre precisa para iniciar a criação de qualquer projeto? Então, elabore um formulário para ser rigorosamente preenchido no início de cada trabalho.
2- Priorize a tarefa mais trabalhosa
Com as perguntas do questionário respondidas e todos os pontos de atenção do projeto levantados, uma próxima dica para a gestão de projetos de arquitetura é dar prioridade a tarefa mais trabalhosa do job.
Realize essa tarefa com foco redobrado e garanta a sua qualidade, certificando-se de que todos os detalhes estão bem feitos. É melhor gastar energia no início do projeto, fazendo o certo ou o mais próximo da versão final, do que levar mais tempo refazendo o trabalho posteriormente.
projeto
3 – Lidere e invista nas habilidades da equipe
Se você possui uma equipe ou assistentes em seu escritório de arquitetura, lidere e conduza a gestão dos projetos, que entram na empresa, a partir das habilidades e talentos do time.
Para ser um bom líder, é importante conhecer bem cada membro da sua equipe, com seus pontos fortes e fracos. Destine a cada um deles os projetos que mais conversem com suas aptidões e seu perfil criativo. Evidentemente, isso não significa que os pontos fracos não possam ser desenvolvidos ao longo de cada projeto.
4 – Mantenha a comunicação alinhada
Outra dica de ouro para ter uma gestão de projetos de arquitetura mais eficiente – que vale para qualquer outro ramo de atuação – é manter a comunicação alinhada entre a equipe e o cliente. Estar aberto a troca de ideias e opiniões é uma das formas de se chegar mais rápido as soluções e aos bons resultados. Afinal, como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”.
5- Tenha o plano B engatilhado
As crises são uns dos dilemas que podem aparecer ao longo do gerenciamento de um projeto. Se antecipar aos problemas é pensar sempre nos possíveis riscos que podem surgir no andamento de cada projeto de arquitetura e qual será o “plano B” para resolver tais obstáculos.
6 – Persista!
Não desanime diante das dificuldades, persista! Com o tempo e com o desenrolar de cada gestão de projeto de arquitetura, você ganhará cada vez mais expertise para lidar com este tipo de operação. Pense nisso!
O que achou das nossas dicas para ter mais eficiência na execução e na gestão de projetos de arquitetura? Essas sugestões são pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença na realização dos trabalhos do seu escritório.
Para conhecer um pouco mais sobre o gerenciamento de projetos, consulte também este artigo da ArchDaily e este e-book da Arqfashion. E claro, não deixe de navegar em nosso blog: www.quartosetc.com.br/blog.
 

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.