QUARTOS ETC. - Móveis para Quartos Customizados QUARTOS ETC. - Móveis para Quartos Customizados
  • VIVADECORA

Móveis para crianças: práticos e bonitos!

03/08/2020

Móveis para crianças: práticos e bonitos!

O quarto infantil pode ser o ambiente mais alegre e divertido de uma casa. Afinal, as crianças merecem um espaço assim, que seja tão estimulante para o seu bom aprendizado. 

Além do mais, tal cômodo deve oferecer condições para o seu desenvolvimento físico - com extrema segurança e conforto, claro. A seguir vamos ver juntos quais são os mobiliários básicos e não tão básicos para uma decoração do quarto infantil.

Imagem: Quartos Etc.

Como decorar quarto infantil

Quarto de criança tem um astral particular, como se fosse um pequeno mundo encantado. E isto não é só pelo fato de sempre haverem brinquedos neste cômodo, mas também pelas características dos móveis desenvolvidos especialmente para as crianças. 

Fora que sempre podemos acrescentar lindos ornamentos lindamente lúdicos à decoração deste setor da casa.

Quartos de crianças precisam ser adequadamente iluminados e ventilados. Devem ser revestidos de materiais não tóxicos, anti bactericidas, anti abrasão e que sejam fáceis de limpar e de sofrer manutenção. 

Apresentar linhas de bordas preferencialmente arredondadas. E ter superfícies coloridas ou estampadas com imagens de personagens do mundo infantil.

A decoração de qualquer quarto de criança precisa ter o mínimo de móveis para que os pequenos possam descansar em paz, mas também estudar e brincar. 

É interessante que muitas áreas do ambiente sejam cobertas por elementos que as protejam do frio, como tapetes e almofadas - embora o excesso disso possa ser prejudicial. E é fundamental que se deixa uma área livre no centro do layout, para um bom fluxo de circulação.

Móveis ideais para quarto de criança

Agora você já conhece todas as características que um bom quarto infantil deve apresentar – da organização de layout à ornamentação. 

Então já pode pensar em escolher elementos nas lojas para a ambientação deste cômodo. Mas você deve deixar para o topo da lista de compras os itens essenciais. Mas só se sobrar muito espaço no ambiente é que se pode pensar em itens extras de decoração.

Você deve estar se perguntando o que é essencial para quarto infantil – até porque sabemos que as necessidades de uma criança são diferentes das de um adulto. 

Pois bem, o principal móvel para decoração de qualquer quarto seria a cama; e para quartos infantis existem vários opções deste móvel.

Imagem: Quartos Etc.

Além das camas, pode ser interessante ter, para os primeiros anos da vida da criança, uma cômoda – que eventualmente poderá ser usada também como trocador. 

Com o passar dos anos, é provável que outros pertences tenham que ser guardados no local, o que irá exigir ter um pequeno guarda-roupa de duas portas no ambiente também. E para guardar todos os brinquedos, estantes baixas e baús.

Estes móveis listados neste tópico podem ser vistos em todas as propostas de quartos infantis – prova disso são os exemplos apresentados nas imagens deste texto. 

Mas pode ser que em uma determinada proposta de decoração precisem ser acrescentados outros elementos – e estes serem considerados essenciais também. Vai depender demais das necessidades dos usuários deste espaço – a criança, seus pais e, talvez, cuidadores.

Extras para incrementar a decoração do quarto de seus filhotes

O que será que ainda poderia ter na decoração de um quarto infantil? Bem, nos primeiros meses da vida da criança, a mãe estará sempre por perto, amamentando e cuidando. 

Então, pensando nisto, pode-se acrescentar na decoração deste cômodo também uma poltrona de amamentação. Quem sabe também um pufe, uma mesinha auxiliar acompanhada de abajur, suporte para fraldas, e uma cama auxiliar.

Imagem: Quartos Etc.

Agora, quando a criança estiver maior e dominando mais o seu espaço privado, pode-se rever a decoração, retirar alguns itens e acrescentar outros. 

Nesta fase, talvez seja interessante ter no quarto uma pequena mesinha com cadeiras ou pufes para pinturas e outros trabalhos manuais. Também pequenas estantes para livrinhos. E um painel para instalação de televisão – para passar desenhos animados.

E ainda mais adiante no tempo, quando a criança estiver mais velha e cheia de obrigações escolares, é legal pensar em outros itens para a decoração do seu quarto. 

Pra começar, uma pequena escrivaninha para apoio do computador e cadernos dos deveres de casa. Também um cabideiro para pendurar a mochila e o uniforme. Estantes altas para suporte de livros e apostilas. E gaveteiros para materiais de papelaria.

Decoração de quarto infantil é uma das mais gostosas atividades para os pais, vamos lá, curta esse momento!

Essas dicas de decoração infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.

Receba nossa newsletter direto no seu email.

Copyright © 2020 Quartos Etc. All rights reserved