DICAS

Como as cores influenciam a qualidade do sono?

Já ouviu dizer que as cores têm o poder de provocar diferentes sensações no ser humano? Elas também podem afetar o momento de descanso; veja aqui quais são as tonalidades mais favoráveis para o sono.

Uma recente pesquisa britânica realizada com mais de 2 mil participantes comprovou a influência das cores na qualidade do sono. Segundo dados levantados pela companhia de hotéis Travelodge, dormir em quartos azuis garante noites tranquilas, com aproximadamente oito longas horas de repouso. As tonalidades amarela, verde, prata e laranja aparecem em seguida, responsáveis por cerca de sete horas e meia de descanso. Também de acordo com o estudo, essas cores potencializam ainda mais o sono pleno quando aplicadas em versões claras, demonstrando que a recomendação da Cromoterapia – que indica tons mais suaves para acalmar, tranquilizar e relaxar – é válida.
Por isso, é muito importante dar uma atenção especial às cores no momento de montar um projeto para o ambiente no qual passamos quase metade de nossas vidas. Aplicar essas tonalidades nas paredes do quarto, investir em roupas de cama nessas colorações e utilizar móveis ou artigos decorativos que sigam tal paleta é uma excelente ideia para quem quer ter um sono dos deuses todas as noites.
Prado Zogbi - São Paulo

Prado Zogbi Tobar – Quarto em tons de branco e azul!


BICK_SIMONATO1

Bick Simonato – Quarto em tons de azul


Q&E_VITORIA_MARIAH_CARDOSO_01

Mariah Cardoso – Quarto em candy colors

O uso das cores claras no décor do quarto para equilibrar o ambiente e melhorar a qualidade do sono é igualmente recomendado pelo Feng Shui, como já discutimos no artigo Dicas de Feng Shui para montar seu quarto. No entanto, a técnica milenar chinesa também defende que as cores devem ser sentidas, experimentadas e escolhidas por cada pessoa de acordo com seu gosto particular, pois cada um tem um jeito de reagir a determinadas tonalidades. Enquanto alguns consideram tons de lilás mais relaxantes, outros podem preferir o rosa.

Quem ama cores mais escuras pode até as aplicar na composição do quarto, mas de maneira mais comedida. Pintar uma porta, apenas uma parede do espaço ou um móvel específico do ambiente é um caminho para levar o tom escuro ao cômodo, sem correr o risco de perder o equilíbrio necessário para um bom sono.

Quer saber mais sobre o universo da decoração de quartos? Então, leia outras matérias de nosso blog: www.quartosetc.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.