QUARTOS ETC. - Móveis para Quartos Customizados QUARTOS ETC. - Móveis para Quartos Customizados
  • DICAS
  • VIVADECORA

Dicas de cortinas para deixar seu quarto deslumbrante

30/03/2021

Cortinas são elementos de decoração utilizados para controlar a questão da luminosidade dentro dos ambientes. 

Só que elas funcionam também como complemento para as ambientações. O quarto, por exemplo, é um cômodo que se beneficia bastante com este tipo de peça, que é capaz de deixar o local muito mais aconchegante.

Neste texto, vamos falar especificamente sobre os lindos modelos de cortinas que costumam aparecer em propostas de decoração de quarto. Separamos algumas ideias incríveis. Confira e inspire-se.

Estilo

A principal função destinada ao quarto faz relação com o descanso. E, de fato, para que a pessoa consiga dormir confortavelmente no cômodo,  será preciso barrar melhor a entrada de luz no mesmo. 

A forma mais simples de se fazer isto é utilizando uma combinação de cortina com uma camada de blackout – tecido plástico próprio para isolamento térmico e retenção de luz. Já a segunda alternativa é combinar cortina simples com persiana – tipo a rolô.

Há vários outros modelos de cortinas, persianas e simples, à venda no mercado. As persianas horizontais e em tecido são as mais indicadas para quarto. 

Quanto às cortinas comuns,  existem aquelas com acabamento em barras ou pregas – tipo americana -; e cortinas painéis e franzidas; entre outras.

Tecidos

Nas lojas, podemos encontrar  cortinas em tecidos mais finos e grossos. Mas para escolher uma peça entre muitos modelos, é preciso saber antes quanto de luz se precisa filtrar no quarto. 

As peças feitas em voal, renda ou seda, por exemplo, dão um toque muito delicado e até elegante às decorações; porém, elas não barram adequadamente a luz solar, precisando ter algum tipo de acompanhamento – como um forro.

Também existem cortinas em tecidos mais pesados. São exemplos aquelas peças em sarja, veludo ou linho. Realmente elas são mais encorpadas; ideais para residências em regiões de clima frio ou decorações montadas para outono-inverno, aumentando a sensação de aconchego no ambiente.

Cores e estampas

Quanto mais luz solar incidir contra a janela, mais clara deverá ser a cortina para refletir a luz solar e manter o ambiente em temperatura adequada. 

Fora que os tecidos mais claros tendem a durar mais, demorando a desbotar. Então, no período de clima frio, o ideal seria aumentar a sobreposição de camadas de cortina frente à janela.

Deixe, portanto, os tecidos mais escuros e estampados para detalhes ornamentais deste conjunto – como bandôs e chales. Isso irá ajudar a destacar a cortina na decoração e harmonizá-la melhor com os outros elementos do cenário.

Imagem: Quartos Etc
Imagem: Quartos Etc
Imagem: Quartos Etc
Imagem: Quartos Etc

Como instalar cortinas

Varões e trilhos

O modo disponível para a instalação da cortina no ambiente já deve dar uma luz sobre qual o modelo de cortina que irá combinar com arquitetura local. Por exemplo, se no cômodo houver um rebaixo de forro, pode-se considerar colocar as peças de cortina fixadas a um trilho. E esta estrutura ficará justamente embutida no gesso.

Já a colocação de cortinas em varões é a alternativa mais utilizada em decoração de interiores. 

Peças como essas podem ser encontradas em estilos variados nas lojas – como em madeira, alumínio cromado, acabamento colorido, e mais. E elas ainda vêm com acessórios que podem dar um charme a mais à decoração do quarto. É o caso das argolas ponteiras, ganchos e também prendedores.

Dica: compre um modelo de trilho ou varão que tenha pelo menos 40 cm a mais do que a medida de largura da janela do seu quarto; e instale a peça a uma distância de, no mínimo, 10 cm acima do nível do batente superior da janela.

Medidas gerais | Largura e altura

Por fim, antes de escolher um modelo de cortina para o quarto, é preciso tirar as medidas da janela. Assim será mais fácil selecionar as opções nas lojas.

O cálculo mais simples que podemos fazer para uma cortina franzida de tecido leve é pegar a medida da largura da janela do quarto – mais os 20 cm previstos de “folga” para cada lado – e multiplicar por dois. Já para uma cortina de tecido pesado, multiplica-se a medida da largura por três.

Quanto à altura da cortina, isto pode variar de acordo com o efeito que se quer criar na decoração do quarto. 

Geralmente ambientes infantis apresentam cortinas que vão até um pouco abaixo do nível do batente inferior da janela, criando um efeito visual descontraído. Já para quartos de adultos, costuma-se valorizar mais o pé direito do ambiente com uma cortina que vai do teto ao chão.

Dica: para fazer o ambiente do quarto parecer mais alto e aconchegante ainda, pode-se somar uma medida de 1 a 2 cm a mais no comprimento inicial medido para a cortina, deixando-a arrastando um pouco no chão.

Pronto, agora é só escolher um modelo lindo e bora trocar a cortina do seu quarto!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Receba nossa newsletter direto no seu email.

Copyright © 2020 Quartos Etc. All rights reserved