ETC

Cafeína e o sono: entenda a influência do café para insônia e bem-estar!

Você até pode conseguir dormir depois de tomar uma cafezinho no início da noite ou antes de dormir, mas você sabia que a cafeína em excesso pode estar prejudicando o seu sono de forma silenciosa e prejudicando e afetando a sua qualidade de vida!

Não é novidade para ninguém que o café,  uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e presente diariamente na mesa dos brasileiros, é conhecido por seu poder estimulante. Mas, quantas vezes você não pediu um expresso após o jantar?

Apesar da sua popularidade, aroma e sabor de dar água na boca há uma série de estudos e debates em torno dessa deliciosa bebida, que demonstram a ação silenciosa do organismo no corpo, sem que seja perceptível de imediato. 

Para entender melhor o efeito da cafeína qualidade do sono a longo prazo, a Quartos Etc trouxe alguns mitos e verdades sobre a relação entre sono, café e saúde.

Confira!

1. A cafeína, por possuir um efeito energético, exerce um efeito estimulante no organismo.

Isso bloqueia os receptores de adenosina, substância que promove a sonolência no cérebro, e resulta em um aumento da atividade cerebral, dificultando em noites de sono tranquilas ao longo do tempo. 

grandriver – iStock

2. Cafeína em excesso pode causar insônia, sono fragmentado, nervosismo, fadiga e palpitações cardíacas

Estudos indicam que o excesso de cafeína pode resultar em alguns efeitos colaterais negativos para o organismo, devido à rápida absorção pelo estômago e intestino delgado. Sugere-se que quando nítido os efeitos o pico é alcançado entre 30 a 60 minutos após o consumo da bebida, com um ciclo total de 4 a 6 horas prolongado no corpo.

Antony Robinson – iStock

3. Como fazer com que a cafeína não interfira no sono?

É recomendável evitar o consumo pelo menos 6 horas antes de dormir. Assim, opte por versões descafeinadas de café caso sinta a necessidade de consumir algo com cafeína à noite.

Além disso, por dia o recomendado é um consumo de até 400 mg de cafeína, o que equivale a aproximadamente 2 expressos fortes. Essas práticas podem ajudar a garantir uma noite de sono mais tranquila e revigorante.

Lensmir – iStock

Embora o café seja uma bebida irresistível e com sabor único, tenha consciência ao consumir. Busque moderar e equilibrar o timing entre uma dose e outra, garantindo que a bebida seja degustada sem que comprometa a sua qualidade de vida e se torne um ciclo vicioso.  Afinal, não há nada mais revigorante do que uma noite bem dormida!

 

Confira mais conteúdos inspiradores no BLOG da Quartos Etc.

Siga também o nosso Instagram para mais dicas: @quartosetc

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *